domingo, 19 de agosto de 2012

Liberdade


(Para os alunos do 1º ano do Ensino Médio (2011) da Escola Osvaldo Cruz, Vila Surubim-Anapu)

Ao estudar
Vejo o mundo com outros olhos
imagem meramente ilustrativa retirada da internet
Soletro li-ber-da-de
E me transformo.
Libertar-se é conhecer o mundo
Além das senzalas,
Além do alcance das correntes.
O pequeno texto lido,
O pequeno texto criado,
O primeiro cálculo,
O Primeiro passo,
As idéias elaboradas
As dúvidas plantadas,
E a semente que brota:
Um lindo horizonte como sinal de recompensa.
E já penso por mim,
E falo,
Então vejo que tenho o mundo
Porque pensar,
Saber e poder falar
É ser dono de si.
Olho pra trás
Percebo então que estudar
É como cultivar a terra
Se abandono, pára de produzir
E terra improdutiva ganha novo dono
E quem tem dono está preso.
É nessa hora que encho os meus pulmões
Dessa  brisa pela qual me apaixonei
Lembrando-me que querer a liberdade
É amar-se,é encontrar-se com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário